Citação Directa e Citação Indirecta
Nas Regras – Normas universais.
A Citação é um recurso importante. Aprenda aqui sobre os diversos tipos e a forma correta de fazê-la, conforme as normas universais. Existem vários tipos de citações, entre elas as citações nas normas internacionais (predefinidas no microsoftword). Assim, surge a grande dúvida entre os estudantes: como utilizar citação directa e indirecta em seu trabalho de monografia.
Confiabilidade das fontes citadas
Uma dica bastante válida é solicitar de seu orientador sugestões para fontes de pesquisa na web. Ele saberá indicar fontes fidedignas e as mais comumente aceitas pela comunidade académica.
Aprender como realizar as citações indirectas e citações directas em um trabalho académico é um passo muito importante que fará total diferença na qualidade de seu trabalho.
Citações, conforme normas universais são indispensáveis em um trabalho académico. Fazê-las com atenção é a melhor maneira de não ter seu trabalho rejeitado e apontado como plágio.
Tipo de citações para monografias
A Citação ocorre quando se menciona uma informação retirada de outras obras. Ela serve para dar suporte ao conteúdo apresentado. A normativa que rege as citações é a ISO 690. Pode ser categorizada como:
o – Citação directa ou textual
o – Citação indirecta ou Livre
o – Citação de Citação
A Citação directa (ou textual) – universais
Nas citações directas ou textuais as palavras do autor em questão são transcritas exactamente, sem alterações. Estas se classificam em:
CITAÇÃO DIRETA CURTA: quando não ultrapassam 3 linhas. Elas fazem parte do texto, mas precisam estar entre aspas.
Exemplo:
“O dinheiro não dá felicidade. Mas paga tudo o que ela gasta” Ser ou não ser, eis a questão”, (MILLÔR FERNANDES, 2005,p.23), era a sua frase predilecta….
CITAÇÃO DIRETA LONGA: Esse tipo de citação ocorre quando possuem mais de 3 linhas. Estas são destacadas com recuo de 4 cm, fonte tamanho 10 e não se utiliza aspas. Deve ser deixado um espaço de 1,5 entre o texto e esta citação. Ao final deve ser acrescentado o sobrenome do autor em caixa alta, ano, página.
Exemplo:
Dinheiro é a coisa mais importante do mundo. Representa: saúde,
força, honra, generosidade e beleza, do mesmo modo que a falta
dele representa: doença, fraqueza, desgraça, maldade e fealdade e
se o Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você
jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva
de sabedoria, de experiência e de competência
(ANDRANDE,2006,p.45).
Observação: Indica-se com reticências entre colchetes […] a supressão de alguma parte do texto original. Os comentários ou observações também são feitos entre colchetes.
A Citação indirecta (ou Livre) – universais
Esse talvez seja o tipo de citação mais comum não só nos trabalhos académicos, mas nos livros que temos acesso nas faculdades.
É muito importante saber dominar esse tipo de citação, que é bem fácil. Você poderá aprender uma vez por todas com nossos exemplos abaixo.
A citação indirecta é quando expressamos a ideia ou pensamento de outros, através de nossas palavras.
Neste caso, devemos indicar o nome do autor da seguinte forma:
CITAÇÃO INDIRETA 1: O autor pode ser citado no corpo do texto – usamos somente a primeira letra do nome em letra maiúscula + ano em que foi publicado o trabalho (entre parênteses).
Exemplo:
Analisando o fenómeno do empreendedorismo pode ser afirmar, segundo “ Alves, (1999), Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las.
CITAÇÃO INDIRETA 2: O autor pode ser citado entre parênteses – com letra maiúscula + ano da publicação
Exemplo:
Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos (ALVES,1999).
Nos casos em que existem diversas obras de um mesmo autor citadas, elas serão identificadas pela data em que foram publicadas. Se houver coincidência de ano deve ser acrescentada, após a data, uma letra sem usar espaço.
Exemplo:
Alves (1999a) comprovava que Em tudo quanto se empreende, há que atribuir dois terços à razão e o outro terço ao acaso. Se aumentardes a primeira fracção, sereis pusilânime. Aumentai a segunda, sereis temerários. E, em outro momento, complementou (2009b) que Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.
Citação de citação
Ocorre quando há citação de uma obra sem que se tenha tido acesso a ela. Indica-se o sobrenome do autor da obra – data – seguida da expressão latina apud (citado por). E em seguida o sobrenome do autor consultado+ data e página.
Exemplo:
Não existe empreendimento humano, realizado por um grande grupo de pessoas, que não tenha falhas (PANZO,2009 apud ALVES, 1999, p.60).
Uma dica a respeito deste tipo de citação é: evite o seu uso excessivo. O apud não é muito bem visto aos olhos das bancas examinadoras, dá a impressão que você não se esforçou muito e em Angola é praticamente denotado como plágio.
Citação de vídeos
Muitas vezes, para enriquecimento do projecto faz-se necessária a citação de vídeos do You Tube ou da TV. Neste caso a forma mais acertada é a que consta no ISSO 690, que orienta sobre Imagem em movimento. A recomendação é colocar: Título- Director – Produtor- Local – Produtora – data – Tipo de mídias.
Citação de Documentos consultados na Internet
Documentos electrónicos também podem ser citados. Documentos em PDF, Artigos em sites, fóruns de discussão, conferências são boas fontes de pesquisa e seus conteúdos podem ser inseridos no texto em forma de citação curta ou longa.
Nos casos de citação de E-book, este poderá ser citado como livro, se encontrar as informações de ISO, página, editora, etc. Em caso de textos, você poderá citar como se tivessem sido consultados em um livro. Neste caso devem ser citados: sobrenome do autor, ano de publicação, página (se houver).
Se na página da Internet consultada não houver autor claramente especificado, cite a instituição ou entidade que publicou o artigo.
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui