É uma possível resposta ao problema de pesquisa Marconi e Lakatos (2003)
Hipóteses são suposições colocadas como plausíveis e provisórias para o problema de pesquisa Marconi (1995).
As hipóteses são provisórias porque poderão ser confirmadas ou refutadas com o desenvolvimento da pesquisa Marcos (2013).
Um mesmo problema pode ter muitas hipóteses, que são soluções possíveis para a sua resolução André (2008).
A hipótese pode ser formulada a partir de fatos e fenómenos a serem comprovados e ou de relações entre fatos baseados em teorias já existentes (carácter explicativo ou preditivo).
Eu noto que há uma certa preocupação dos estudantes em criar hipóteses que obrigatoriamente sejam confirmadas. A verdade é que isso não é o mais importante visto que em ciência uma afirmação pode ser verdadeira hoje e amanha não.
Inclusive, eu me aventuro a dizer que é melhor para a ciência quando uma hipótese é contestada. Pois de acordo com o método hipotético-dedutivo as ideias desacertadas vão sendo rejeitadas do entendimento científico. Isso permite que somente os conceitos correctos continuem sendo aceito.
Retomando ao exemplo anterior, apresento algumas afirmações como hipóteses.
Não há obrigação em utilizar os termos “ provavelmente, talvez etc. visto que a palavra hipóteses sugere isto mesmo.
Exemplo 1:O uso de mosqueteiros tratados com insecticida de longa duração constitui o método de menor custo para a prevenção e controlo da malária.
Exemplo 2:Devido à precariedade do saneamento do meio e ao número ainda insuficiente de unidades sanitárias, a malária é a principal causa de abortos e mortes de mulheres grávidas.
Exemplo 4: A mudança de comportamento das pessoas nas comunidades quanto as medidas preventivas é a recurso mais indicado a redução de casos nas mulheres grávidas.

0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui