Texto de:Abreu Panzo

O objectivo geral é o elemento que sintetiza e apresenta a ideia central da monografia. Ele deve expressar de forma clara qual é a intenção daquele projecto de investigação que descreve e delimitar qual será o alvo da monografia.
Veja este exemplo:
Objectivo Geral
“Analisar a Prevalência da malária na mulher grávida submetidas ao tratamento intermitente e preventivo com anti palúdicos em casos constatados no Hospital Provincial do Uíge”.
Desta forma, temos:
A finalidade da monografia: “Analisar a Prevalência da malária na mulher grávida submetidas ao tratamento intermitente e preventivo com anti palúdicos”.
A delimitação da pesquisa: No Hospital Provincial do Uíge.
O objectivo específico apresenta os resultados que se pretende alcançar com a pesquisa de forma mais pormenorizada. Igualmente busca relacionar mais profundamente o objecto da monografia e suas particularidades, contribuindo para a delimitação do tema.
Continuando o exemplo acima, temos que nosso objectivo geral é,
“Analisar a Prevalência da malária na mulher grávida submetidas ao tratamento intermitente e preventivo com anti palúdicos em casos constatados no Hospital Provincial do Uíge”.
Desta forma, seus objectivos específicos poderiam ser:
a) Identificar vectores da Malária e apresentar sugestões a prevenção segundo especialistas na aérea;
b) Verificar a variação do número de casos de Malária em mulheres grávidas ao longo do ano no Hospital Provincial do Uíge;
c) Comparar o padrão de vida dos Habitantes com a ocorrência de óbitos provocados pela Malária em Mulheres grávidas.
Como é possível ver pelo exemplo acima, os objectivos específicos se relacionam de maneira directa com o objectivo geral, identificando o processo para seu alcance e servindo como um guia do teor abordado ao longo da monografia.
Olhem, o que apresentei é somente exemplo, os objectivos na maioria das vezes variam de acordo o ponto de vista dos tutores e não dos estudantes é isso que constatei ao longo do tempo.