Uma Monografia enquanto máxima expressividade da destreza universitária deve indicar o estudo de um tema ímpar, cujo aprofundamento deve ser pertinente à temática escolhida, bem como à titulação desejada.
normalmente, nas instituições de ensino superior em Angola, em seus cursos de graduação em Licenciatura, a grande maioria dos trabalhos monográficos tem em torno de 10 a 20 páginas, por capítulos, tamanho suficiente, de acordo com os parâmetros estipulados por cada estudante individualmente, para apresentar um estudo qualitativo, rico e aprofundado dos mais variados temas de relevância científica em Angola.
porém, no nosso ponto de vista, com relação a quantidade de laudas que um capítulo deve ter, sugerimos que seu número varie entre 10 à 16, dependendo sistematicamente da quantidade de páginas total do texto monográfico.
Nesse sentido, há que se ter coerência, mostrando equivalência na divisão dos subtítulos tratados na Monografia, para que esta seja apresentada com organização e fluência.
Sendo assim, a quantidade de páginas de uma Monografia vai depender exclusivamente do tema proposto, e do bom senso do autor, de modo a elaborar um texto inconspurcado.