O método científico é essencial para validar as pesquisas e seus resultados serem aceitos. Dessa forma, a pesquisa, para ser científica, requer um 8 procedimento formal, realizado de  modo sistematizado, utilizando para isto método próprio e técnicas específicas. Como parte fundamental da pesquisa, a metodologia visa responder ao problema formulado e atingir os objectivos do estudo de forma eficaz, com o mínimo possível de interferência da subjectividade do pesquisador.

Para Gil (1999), o método científico é um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos empregados para atingir o conhecimento. Para que seja considerado conhecimento científico, é necessária a identificação dos passos para a sua verificação, ou seja, determinar o método que possibilitou chegar ao conhecimento. Segundo o autor, já houve época em que muitos entendiam que o método poderia ser generalizado para todos os trabalhos científicos.

Dio (1979) destaca que, se a verdade é uma só – ainda que, por vezes, vista de ângulos diferentes –, os caminhos que conduzem os pesquisadores a ela podem ser diversos. E a diversidade de métodos, mais do que um inconveniente, é uma vantagem. Sendo assim, quando, por técnicas ou processos distintos, se chega à mesma conclusão, há maior razão para aceitá-la.