Neste domingo, pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona foi até o Estádio de Mestalla para visitar o Valencia e o time de Xavi Hernández venceu os Morcegos por 4 a 1. Aubameyang (duas vezes), Frenkie de Jong e Pedri marcaram para os catalães. Soler descontou para o time da casa.


o recém-chegado ao Barcelona, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang marcou seu primeiro gol a camisa blaugrana. Aos 23 minutos, Jordi Alba lançou o atacante, que invadiu a área e acertou um bonito chute de canhota no ângulo do goleiro Mamardashvili.

O Barcelona está tentando se reencontrar com o bom futebol sob o comando de Xavi Hernández, e ao menos por alguns minutos neste domingo, o sonho se realizou. Um time tão grande e tão imerso em crises internas como o Barça quer mais, independente da fase. O placar de 4 a 1 contra o Valencia, no Camp Nou, foi uma amostra do que a organização pode fazer com adversários, ao menos nos 45 minutos iniciais.

O jogo era grande e o Barça sabia disso. Receber o Valencia, que não objetiva grandes coisas na temporada, era uma chance de afirmação. Nesse contexto, os comandados de Xavi fizeram o que lhes cabia, que era transformar a posse de bola em pressão na área dos Che. Lentamente explorando espaços para fazer suas infiltrações, o Barça achou a mina de ouro depois dos 20 minutos.

O Barcelona sai do confronto com bons pontos de melhora. A presença de Aubameyang agregou bastante em termos de finalização e agilidade, o que se viu nos gols do gabonês. Com Dembelé interessado em jogar, Xavi também ganha um reforço que pode quebrar linhas e trazer muitos dribles em áreas cruciais, abrindo espaço ou oportunidade para passes e chutes a gol. O cenário que o técnico encontra nesse momento da temporada é muito melhor do que o que foi encontrado quando substituiu Ronald Koeman no comando técnico, incluindo a quarta posição na tabela, à frente de Villarreal e Atlético.