"Quando Will Smith invadiu o palco do Oscar para atacar Chris Rock por fazer uma piada sobre o cabelo curto da sua esposa, ele fez muito mais danos do que apenas à cara do Rock. Com um único golpe petulante, ele defendeu a violência, diminuiu as mulheres, insultou a indústria do entretenimento e perpetuou estereótipos sobre a comunidade negra. É muito para desembalar.

.
Vamos começar com os fatos: Rock fez uma referência à esposa de Smith, Jada Pinkett Smith, como parecendo Demi Moore em 'G.I. Jane' em que Moore tinha raspado a cabeça. Jada Pinkett Smith sofre de alopecia, que causa queda de cabelo. Ok, posso ver onde os Smiths podem não ter achado essa piada engraçada.
.
Mas as premiações de Hollywood são tradicionalmente um local onde coisas muito piores têm sido ditas sobre celebridades como um meio de minimizar o fato de que é basicamente uma reunião de multimilionários que dão prémios uns aos outros para impulsionar o negócio para que eles possam e ganhar ainda mais dinheiro. Os Smiths poderiam ter reagido rindo educadamente juntamente com a piada ou brilhando com raiva do Rock.
.
Em vez disso, Smith sentiu a necessidade de se levantar à frente dos seus pares da indústria e milhões de pessoas em todo o mundo, bater noutro homem, depois voltar para o seu lugar para gritar: 'Mantenha o nome da minha mulher fora da sua maldita boca. Duas vezes. Alguns romantizaram as ações de Smith como as de um marido amoroso defendendo sua esposa. A humorista Tiffany Haddish, que estrelou o filme 'Girls Trip' com Pinkett Smith, elogiou as ações de Smith: '[Para mim, foi a coisa mais linda que já vi porque me fez acreditar que ainda existem homens por aí que amam e se importam Fora das suas mulheres, das suas mulheres. '
.
Na verdade, foi o contrário. A chapada do Smith também foi uma chapada nas mulheres. Se o Rock tivesse atacado fisicamente Pinkett Smith, a intervenção de Smith teria sido bem-vinda. Ou se ele tivesse permanecido no seu lugar e gritado a sua ameaça pós-chapada, isso teria sido desnecessário, mas compreensível. Mas ao bater no Rock, ele anunciou que sua esposa era incapaz de se defender - contra palavras. De tudo o que vi da Pinkett Smith ao longo dos anos, ela é uma mulher muito capaz, dura e inteligente que consegue sozinha aceitar uma piada sem graça no Oscar. Esta atitude paternal e paternal infantiliza as mulheres e reduz-as a donzelas indefesas que precisam de um Homem Grande e Forte para defender a sua honra, pelo menos elas desmaiam dos vapores. Se ele estava realmente a fazê-lo pela sua esposa, e não pela sua própria necessidade de provar a si mesmo, ele poderia ter pensado na atenção negativa que isto trouxe sobre eles, muito mais dura do que a piada benigna. Isso teria sido verdadeiramente defendê-la e respeitá-la.
.
Esta "mulheres precisam de homens para defendê-las" é a mesma justificativa atualmente proclamada pelos conservadores que aprovam leis para restringir o aborto e a comunidade LGBTQ+. Pior do que a bofetada foi o discurso de aceitação choroso e egoísta de Smith no qual ele divagou sobre todas as mulheres do filme "King Richard" que ele está protegido. Quem protege não se gaba diante de 15 milhões de pessoas.
.
Eles simplesmente o fazem e calam-se. Não o fazes como uma promoção de filme alegando que és parecido com a personagem que acabaste de ganhar um prémio retratando. Mas, é claro, o discurso foi sobre justificar a violência dele. Aparentemente, tantas pessoas precisam da proteção do Smith que, ocasionalmente, fica demasiado e alguém precisa de levar uma tareia. Qual é o legado da violência de Smith? Ele trouxe de volta o irmão tóxico ideal de abraçar os ensinamentos de Kobra Kai de "o poder faz o certo" e "a conversa é para perdedores. ' Não nos esqueçamos que esta filosofia macho de John Wayne foi expressa em dois filmes em que Wayne espancou mulheres adultas para lhes ensinar uma lição. Os rapazes jovens - especialmente os rapazes negros - assistindo ao seu ídolo de cinema não apenas bater noutro homem por causa de uma piada, mas depois justificam-na como ele um protetor tipo super-herói, estão agora muito mais propensos a seguir os seus passos infantis. Talvez a confirmação mais triste disto seja o tweet do filho de Smith, Jaden: 'And That's How We Do It.' A comunidade negra também leva um sucesso direto de Smith.
.
Um dos principais pontos de discussão daqueles que apoiam o racismo sistêmico na América é caracterizar os negros como mais propensos à violência e menos capazes de controlar as suas emoções. Smith apenas deu conforto ao inimigo fornecendo-lhes a ótica perfeita com que eles estavam a sonhar. Muitos serão revigorados para continuar a sua campanha para marginalizar os afro-americanos e outros através da campanha de supressão de eleitores. Quanto aos danos ao show business, a violência de Smith é uma ameaça implícita para todos os comediantes que agora têm de se preocupar que uma piada ousada ou insultuosa possa ser enfrentada com violência.
.
Ainda bem que Don Rickles, Bill Burr ou Ricky Gervais não estavam lá. Como a comediante Kathy Griffin twittou: 'Agora todos temos que nos preocupar com quem quer ser o próximo Will Smith nos clubes de comédia e cinemas. ' A única nota brilhante é que Chris Rock, claramente atordoado, conseguiu lidar com o momento com graça e maturidade.
.
Se ao menos o discurso de aceitação de Smith tivesse mostrado graça e maturidade similares - e incluísse, em vez de desculpas auto-engrandecidas, um pedido de desculpas sinceras ao Rock. "