Sim é isso mesmo. O polémico árbitro zambiano Janny Sikazwe, consta na lista dos 8 árbitros africanos selecionados pela FIFA para o Campeonato do Mundo de Futebol 2022, que arranca em Novembro na Cidade de Doha, Qatar.
A lista selecionada pelo órgão reitor do futebol mundial, FIFA, é composta por oito dos 10 árbitros que apitaram no recém-terminado Playoffs da zona africana de apuramento ao Mundial 2022.
Eis a lista completa dos árbitros africanos selecionados pela FIFA:
- 🇩🇿Mustapha Ghorbal (Algeria)
- 🇲🇦Redouane Jiyed (Morocco)
- 🇬🇲Papa Bakary Gassama (Gambia)
- 🇪🇹Tesssema Balmak (Ethiopia)
- 🇿🇦Victor Gomez (South Africa)
- 🇿🇲Janny Sikazwe (Zambia)
- 🇸🇳Maguette N’diaye (Senegal)
- 🇨🇩Jean Jacques Ndala (RD Congo)
Árbitro-FIFA desde 2007, o árbitro internacional zambiano de 42 anos de idade, Janny Sikazwe, é muito conhecido pela sua irreverência na tomada de decisões no ajuizamento em alguns jogos em que apita, estando envolvido em vários casos ao longo da sua carreira .
Em 20 de novembro de 2018, foi suspenso provisoriamente pela Comissão Disciplinar da CAF na sequência da semifinal da Liga dos Campeões da CAF de 2018, entre o Espérance, da Tunísia, e o 1° de Agosto, após um erro de arbitragem a favor do clube tunisino. Sikazwe, foi acusado de corrupção, mas negou as acusações. As sanções contra si foram retiradas pela FIFA em janeiro de 2019.
De casos protagonizados por Janny Sikazwe não é tudo, visto que muito recentemente viu-se envolvido em mais um escândalo na arbitragem. Desta vez, Sikazwe deu por terminada a partida quando decorriam apenas 89' minutos do jogo do Grupo-F do CAN 2021 que decorreu nos Camarões, entre às seleções da Tunísia e Mali, onde viu-se afastado da competição.
.jpg)
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui