Prêmio Pulitzer de História 2022 concedido a Nicole Eustace e Ada Ferrer da NYU
As historiadoras da Universidade de Nova York Nicole Eustace e Ada Ferrer foram premiadas em conjunto com o Prêmio Pulitzer de História de 2022 por suas respectivas obras — "Coberto com a Noite: Uma História de Assassinato e Justiça Indígena na América Prima" de Ferrer e "Cuba: Uma História Americana", de Ferrer.
Coberto com a noite relata um assassinato em 1722 de um caçador indígena por dois comerciantes de peles brancas em Conestoga, Pa., enquanto Cuba: An American Story é uma história abrangente dos complexos laços de Cuba com os Estados Unidos.
"Com o Covered With Night, Eustace nos leva profundamente aos mundos culturais e às visões de mundo dos povos nativos do início do século XVIII do Vale de Susquehanna", diz Tommie Shelby, professora do Conselho do Pulitzer, tommie Shelby, professora da Universidade de Harvard. "Em um exame de um confronto entre as concepções de justiça dos povos indígenas e o direito inglês usado pelos colonos coloniais, encontramos extraordinária habilidade de pesquisa, particularmente com o manuseio hábil das línguas indígenas, a narrativa emocionante e a escrita elegante."
"Ada Ferrer, uma das principais historiadoras de Cuba, fornece uma história sucinta, mas abrangente, das relações EUA-Cuba do ponto de vista da ilha e de seus habitantes", acrescenta Shelby. "Está cheio de vinhetas memoráveis, começando pelo fato de que Cristóvão Colombo fez landfall na ilha e não no continente norte-americano, como normalmente se supõe. Os temas do racismo anti-negro, escravidão e rebelião de escravos, imperialismo, revolução, Guerra Fria, exploração da terra e do trabalho, e a busca pela autodeterminação nacional estão perfeitamente integrados em uma narrativa convincente, rápida e vívida."
Fonte: NYU


0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui