As vezes o teu comportamento é que te causa sérios problemas.


Na psicologia, o comportamento é o conjunto de atividades e reações de um indivíduo ao ambiente em que está inserido. Pode indicar um grupo de ações ou uma ação singular. A maneira como nos comportamos passa por diversas metamorfoses ao longo de nossa existência.

Entre a infância e a adolescência, mudamos drasticamente. Reagimos abruptamente ao súbito conhecimento e consciência das complexidades do mundo bem como ao desenvolvimento das emoções que surgem com a puberdade.

O nosso “eu” de hoje tem muito a ver com como o “eu” do passado. Em alguns casos, são formados traumas nestes períodos e, durante a vida adulta, a pessoa depende do tratamento psicológico para curá-los.

Como o comportamento é formado?

Pode parecer uma pergunta óbvia, mas há muita confusão em relação à multiplicidade de condutas que uma pessoa pode ter com o passar dos anos. Abaixo, conheça os maiores influenciadores do comportamento. Ambiente e pessoas: Como ao longo da vida passamos por diversos ambientes, nos adaptamos a cada um deles para sobreviver ou, pelo menos, tentamos fazê-lo. Por vezes, de forma inconsciente. Também precisamos nos adaptar as pessoas que conhecemos para sermos capazes de conviver com opiniões, personalidades e pensamentos diferentes e, muitas vezes, opostos aos nossos.

Fase da vida: A fase da vida em que nos encontramos também colabora para que tenhamos uma vivência tranquila ou árdua. A busca pelo primeiro emprego, o primeiro relacionamento sério ou a preparação para um momento importante, como um exame para uma bolsa, são alguns exemplos. São experiências universais que são sentidas por pessoas da mesma faixa etária.

Sociedade: Outro fator a ser considerado é a sociedade. Ela causa grande impacto em quem somos e como pensamentos. As crenças religiosas e culturais, em especial, são grandes influenciadores. Semelhantemente, as condições econômicas e sociais também contribuem para a formação dos seres humanos, apesar de serem fatores que são facilmente modificados ao longo do tempo. Pode-se dizer que somos o reflexo do que acontece ao nosso redor.

Genética: Por fim, a genética é responsável pelos traços que adquirimos de nossos antepassados, podendo ser transmitidos de geração a geração. Os comportamentos instintivos são considerados aqueles originados da genética enquanto os aprendidos, influenciados pelo meio.

Então, entende-se que o comportamento não é estático. Embora alguns traços mais marcantes de nossa personalidade persistam por um longo período, a mudança é garantida e inevitável. Portanto, a frase “eu nasci assim e vou morrer assim” não está totalmente correta.