A delimitação do tema em monografias é essencial para definir o escopo da pesquisa. Ela envolve três etapas principais: definição do tema, do problema e dos limites da pesquisa. Isso ajuda a concentrar o estudo e torná-lo viável, ajustando-se ao contexto e recursos disponíveis.



Embora que muitos estudantes Universitários em Angola ainda sofrem no momento de efectivar a delimitação do tema da monografia, existem outros que não encaram isto como problema em si, pois aprenderam na Cadeira de MIC nas suas Universidades um método que ensina como fazer a delimitação do tema passo a passo, mas podemos nos esquecer de alguns detalhes devido ao tempo.

Assim podemos afirmar, que a delimitação do tema se divide em várias etapas, porém consignarei apenas três:

1. Definir o tema;

2. Definir o problema da pesquisa;

3. Definir os limites da pesquisa;

Nesta publicação, esclareço como fazer a delimitação do tema com base no terceiro tópico.

O que é Delimitação do Tema

Compreende-se por delimitação do tema o acto de colocar limites a uma investigação científica. De acordo com Lakatos e Marconi (2003), os limites de uma pesquisa podem ser determinados por meio de três tópicos:

O estudante escolhe um assunto para que o tema da monografia não fique muito extenso ou complexo. Em uma monografia, nem sempre o estudante pode abordar todo o campo em que os factos acontecem, estou a me referir da extensão da pesquisa.

A delimitação do tema da monografia também pode ser realizada através de meios humanos, económicos ou então exiguidade de prazo, me referenciou a séries de factores.

Em alguns casos, não é preciso fazer a delimitação do tema, tal afirmação se justifica pelo facto de existirem temas e assuntos que estabelecem seus próprios limitas. Lakatos e Marconi, citando Ander-Egg (1978), afirmam que essa limitação pode ser determinada quanto ao objecto de estudo, campo de investigação e nível de investigação.

Após a escolha do assunto, o pesquisador deve estatuir (decidir) ou pelo estudo de todo o universo da pesquisa ou apenas sobre uma amostra. Neste caso, será aquele conjunto de informações que lhe possibilitará a escolha da amostra, que deve ser representativa ou significativa (MARCONI E LAKATOS, 2013).

Como Fazer a Delimitação do Tema?

De acordo com o método de Tybel, a delimitação do tema é dividida em quatro partes: definir o tema, definir o problema, definir os limites da pesquisa. A seguir, iremos detalhar somente o terceiro ponto “ Definir os limites da pesquisa”.

3. Definir os Limites da Pesquisa

Antes de qualquer coisa a sua pesquisa deve ter limites. Ao realizar a pesquisa da sua monografia, o alcance (ou a abrangência) não será o mundo todo. Por isso, você deve delimitar a sua pesquisa, pois isso facilitará o seu trabalho.

Durante a definição dos limites do tema, você tem que saber exactamente onde aplicará a sua pesquisa. Em outras palavras, tenha em mente a região, a cidade, o grupo de pessoas, departamento da empresa, epidemia etc. que será o seu objecto de estudo. A obtenção da amostragem de um determinado tema é fundamental para o êxito da sua pesquisa.

Para que você entenda melhor como fazer a delimitação do tema, tomemos o seguinte exemplo: profiramos que o tema da sua monografia é “Analisar a Prevalência da malária na mulher grávida submetidas ao tratamento intermitente e preventivo com anti palúdicos em casos constatados nos Hospitais ou (nos hospitais de Angola). Você parou para imaginar quantos Hospitais Angola possui? Como certeza você ficaria perdido nesta pesquisa com tanta informação e sem recursos para dar prosseguimento a sua pesquisa.

Porém, se você pretende “Analisar a Prevalência da malária na mulher grávida submetidas ao tratamento intermitente e preventivo com anti palúdicos em casos constatados no Hospital Provincial do Uíge“, o objectivo da sua investigação fica um pouco mais preciso.

Esse tema pode ficar muito mais específico se você determinar em que área ou departamento do Hospital Provincial do Uíge se referes, no caso do tema acima me refiro a Maternidade do Hospital você irá analisar somente os casos detectados na maternidade num período também delimitado, a partir da quantidade de casos analisados, será possível a construção da amostragem que tornará a sua pesquisa viável.

Conforme Kahlmeyer-Mertens, (2007). Quando se fala em delimitação temática devemos observar o máximo de influências externas e internas que poderão afectar a realização do trabalho. Se a delimitação temática da pesquisa envolve a sua realização na área “X” da cidade “Y”, é necessária a observação de elementos externos como condições/autorização para a realização da pesquisa no sector, interferência da pesquisa no processo de trabalho, influência da pesquisa no cotidiano das pessoas, disponibilidade em encontrar pessoas para colectar dados, etc.