O fichamento organiza ideias principais de textos em tópicos, facilitando citações e estudos. Pode ser feito manualmente ou digitalmente, com leitura inicial seguida de análises detalhadas e pessoais.

 

Se você quiser uma forma diferente de fazer resumos, o fichamento é a melhor opção. Ele é bem dinâmico e a função do estudante é separar os pontos importantes de um texto e escrevê-los em tópicos, trazendo rapidez e eficiência quando se procura referências para citações em projectos como a monografia.

É um registro feito em fichas. Nele se resume as ideias principais de um texto, que pode ser um livro, ou parte dele, um artigo de revista e uma reportagem jornalística, por exemplo. Utilizado como técnica de estudo pessoal, e muito útil como metodologia de pesquisa da monografia, também serve para organizar apresentações.

Como fazer:

Para fazer um fichamento você deve ter o primeiro contacto com o texto através de uma leitura breve. Essa leitura dinâmica servirá para você se situar e saber do que se trata o conteúdo do texto que pretende fichar.

Depois dessa primeira impressão, faça várias leituras. Como as ideias que você considera principais podem não ser as mesmas para outras pessoas, ao terminar o fichamento você notará que o resultado é um trabalho particular. Afinal, o mesmo reflecte os aspectos valorizados por cada pessoa individualmente. O fichamento pode ser feito manualmente em fichas, em blocos de anotações ou em suporte informático.

Adopte a forma que você considera mais prática para os seus estudos.