Os orientadores em Angola frequentemente enfrentam sobrecarga de trabalho e remuneração desproporcional, o que resulta em desmotivação. Descubra as causas e soluções clicando no link para entender melhor esta realidade!


Dificilmente ele está feliz te orientando

E a causa disso é porque as universidades em Angola, não sei noutros países obrigam os orientadores, em muitos casos, a pegar mais orientandos do que eles gostariam e eles não são pagos proporcionalmente, ou seja, deixa-te explicar melhor: ele gasta muito tempo com você e as Universidades mentem que este tempo será bem pago na realidade isso não acontece. Se você tem muito dinheiro e está sempre enviado saldos, e outros benefícios para o seu tutor “naturalmente” ele fica mais motivado em ajudar-te. Sabe porque? Porque eles não ganham com isso, fazem só por amor à camisola. É Como aceitar jogar na selecção Nacional de futebol os “Palancas Negras” você gasta muito tempo e ao mesmo tempo perdes grandes contractos como aconteceu com Akwa e Manucho Gonçalves.

Os tutores no final do dia se apercebem que financeiramente não ganharam nada, daí surge o desinteresse. Em outros casos, há muita pressão no dia-dia, ele tem a sua família, seus filhos, seu emprego, suas diversões e outras coisas por fazer principalmente quando ele ainda está em processo de formação, a situação piora quando ele estuda no exterior. Nesse caso, não se espante se a sua monografia levar 3, 4, 5, 6 ou até 7 anos até terminar. Uma “coisinha” que devia terminar em 2 meses ou menos.

COMO LIDAR COM ISSO? 

Na minha modesta opinião, tem similarmente duas opções. Então tente conversar com ele sobre melhores e mais práticas formas de orientação. Evite encontros físicos constantes, use E-mails, WhatsApp, Messenger e outros métodos de comunicação, no mundo globalizado estar frente a frente do seu orientador não é mais uma questão de presença física. A outra possibilidade é você usar a técnica de concluir primeiro o trabalho todo com a autorização dele e depois procura-lo. “com a autorização dele esta técnica também funciona”.