A conclusão deve retomar os objectivos, fundamentar deduções lógicas no corpo do trabalho, apresentar comentários sobre os resultados e motivar o leitor a repensar o tema abordado.

Deve ser fundamentada no texto de seu trabalho, devendo conter deduções lógicas que correspondam aos objectivos da pesquisa. O que você disser na conclusão deve ter relação directa com o tema da sua monografia. Deve expressar a conclusão lógica dos objectivos (geral e específicos) da sua monografia. Embora talvez queira incluir algumas palavras-chave do título, repeti-lo na íntegra é opcional. Normalmente, seu objectivo ao preparar a sua conclusão é incentivar o leitor a tirar algum proveito das informações apresentadas pelo seu trabalho.


Além de mostrar aos leitores o que fazer, a conclusão deve criar motivação e incentivar os leitores a repensarem seriamente no assunto em abordagem.


Assim, a conclusão deve resultar de deduções lógicas sempre fundamentadas no que foi apresentado e discutido no corpo do trabalho, e conter comentários e consequências próprias da pesquisa. No capítulo de conclusão devem ser resgatados os objectivos do trabalho e verificado o valor dos resultados. Seja Humilde, não leva as pessoas a conclusões (deduções) que você não certificou, mas por meio da indução mostre as probabilidades de o assunto ser verdade. Uma conclusão bem elaborada aumenta o impacto da sua monografia e é o segredo para a pontuação alta na “banca examinadora”.