O conhecimento científico é um saber disciplinado que se obtém por meio de critérios como a observação, a experimentação e a crítica. Assim, a ciência é uma especialidade de pensamento ou ideias – ela só é concebida a partir de pesquisas feitas por cientistas treinados. O conhecimento científico é real (factual) porque lida com incidentes ou factos, isto é, com toda "forma de existência que se manifesta de algum modo. Constitui um conhecimento duvidoso, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade sabida através da experiência e não somente pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. é sistemático ou (organizado), já que se trata de um saber ordenado logicamente, produzindo um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e incoerentes.
CARACTERÍSTICAS:
Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as hipóteses que não podem ser atestadas não pertencem ao círculo da ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser concludente, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exacto: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente. Para compreender melhor o que é o conhecimento científico, é imprescindível alistar algumas de suas características principais. A partir delas, é possível compreender a razão de a ciência ser um saber tão disciplinado e conduzido por algumas regras. Atente:
1.Observação sistemática:
A ciência visa tornar essa observação uma actividade regrada e ordenada. Logo, o saber científico proporciona uma confiabilidade maior de suas afirmações.
2.Experimentação controlada:
Sempre que possível, a ciência é produzida a partir de experimentos.
3.Probabilidade e contexto
O saber científico é sempre provisional: ou seja, é verdade até que se prove o contrário ou se mostre evidências o suficiente. Portanto, o conhecimento produzido pela ciência é sempre probabilístico e depende do contexto em que foram realizados os experimentos e as observações.
4.Crítica
Uma das características essenciais da ciência é o senso crítico. Afinal, uma pesquisa surge a partir de uma desconfiança: por que algo acontece desta forma e não de outro? Ou: por que quando X ocorre, Y similarmente se altera?
5.Teorias
A partir do que já foi exposto, é possível notar que não há certezas finais no conhecimento científico. Por isso, a partir das pesquisas e da experimentação, cientistas produzem teorias que interpretam o mundo de uma forma. Assim, a ciência se especializa em produzir um tipo de conhecimento regrado e disciplinado – e é aí que está o seu valor, e não em dizer supostas verdades absolutas. Desse modo, o saber científico também traz diversos benefícios para a sociedade em geral.
0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui