Obs.: Consulte um licenciado em estatística para o poder explicar detalhadamente como elaborar e interpretar as hipóteses usando o excel ou outro aplicativo viável, felizmente há em nossa equipa Licenciados em estatísticas que o podem ajudar a dominar este assunto. Clique aqui. Não arrisque incluir em seu trabalho dados estatísticos que não consegue interpretar só para deixar o trabalho sublime.
Testar a hipótese é nada mais que apurar se os dados colectados confirmam ou refutam a mesma. A seguir, exporemos três tipos de hipóteses que são testadas com base nos métodos e técnicas de mensuração, de acordo com o interesse do estudante.Exemplo: Suponha que você continua investigando a produtividade no trabalho de um determinado grupo de professores. Foi constatado um grupo de professores com baixa produtividade e que esse facto estava associado a má remuneração. Podemos elaborar três hipóteses:
A baixa na produtividade está associada a remuneração desajustada. Considere x como sendo a variável que representa a baixa produtividade e y a variável que representa a má remuneração. Nesse caso, o estudante só poderá identificar se existe ou não relação entre as duas variáveis. Mas não é possível determinar qual delas poderia produzir alteração na outra. Com essa hipótese, no máximo confirmaríamos se remuneração desajustada estar ou não associada com a baixa produtividade.
A produtividade tem relação ou depende da remuneração. Considere x como sendo a variável que representa a produtividade e y a variável que representa a remuneração desajustada. Nesse caso, o estudante tem condição de determinar a direcção da relação do variável x (baixa na produtividade) que depende da variável y (má remuneração).
A precarização da remuneração (pagamento desactualizado) produz uma diminuição na produtividade. Neste caso, alem de se estabelecer a ligação e a dependência entre a variável x e a variável y, também é possível determinar a natureza da relação.

0 Comentários
Deixe o seu comentário ou sua sugestão aqui