Entre as muitas frutas mundialmente conhecidas e aclamadas pela sua riqueza, não podem ser esquecidas aquelas que têm a sua origem em solo africano. As frutas africanas ricas em nutrientes podem ser uma excelente opção a saúde.

Ainda assim, a verdade é que, por medo do desconhecido ou simplesmente por hábito, existem variantes dos produtos alimentares que acabamos por não provar ou por não integrar na nossa rotina alimentar.

Entre estas encontram-se frutas africanas ricas em nutrientes e que, certamente, ajudariam a variar e a melhorar os hábitos alimentares.

Assim, hoje, decidimos viajar até "ÁFRICA" precisamente em Angola e Moçambique para conhecer alguns dos frutos que, no continente europeu e americano, nem sempre são tão aclamados como deveriam.

Acompanhe-nos para conhecer o nosso top 10 das frutas africanas mais ricas em nutrientes para o benefício da sua saúde.

 1-TÂMARAS

As tâmaras, mais especificamente aquelas da variedade Siwa, são cultivadas há, pelo menos, 3 mil anos no deserto do Egito Oriental. Os produtores vendem as tâmaras tanto frescas quanto secas. Cada tamareira consegue produzir cerca de 50 quilos de tâmaras ao ano, passada a primeira década após o plantio. 
2- AGBALUMO

A agbalumo é uma fruta nativa da África normalmente encontrada nas zonas tropicais. O fruto de cor amarelo escuro tem polpa que envolve cinco sementes marrons dispostas em formato de estrela. O fruto é abundante de dezembro a abril. Se colhido da árvore, é azedo e ácido, mas quando os frutos caem no chão, já estão maduros e doces.

A polpa pode ser consumida in natura ou transformada em vinhos ou aperitivos. 


3- LOENGO

Outra das frutas africanas ricas em nutrientes é o loengo. Fruto selvagem, este cresce nas matas de África e apresenta-se sob a forma de um fruto em tudo similar à nêspera.

De sabor ácido mas aprazível, este fruto tem vários usos culinários e pode também ser consumido na sua forma natural, sendo apreciado, na região, tanto por pessoas como pelos animais selvagens.

Uma das formas comuns do consumo do loengo é a compota e este é, também, um fruto tipicamente colhido pelas mulheres africanas.

4- TAMARINDO

Cresce, na África do Sul, outra das frutas africanas ricas em nutrientes. O tamarindo assemelha-se a uma vagem e tem vários benefícios para a saúde.

Com uma composição rica, este apresenta-se como fonte das vitaminas do complexo B, C e E; tendo ainda o cálcio, o fósforo, o magnésio, o potássio e fibras alimentares na sua composição.

Entre as suas ações principais destaca-se a ação anti-inflamatória, antiácida e laxante.

Assim, além de ajudar a prevenir e tratar situações como a prisão de ventre, as infeções, as febres e os sintomas de resfriado; este fruto é ainda eficaz na prevenção de doenças do foro cardiovascular.

A sua ação antioxidante ajuda ainda a acelerar o metabolismo e a equilibrá-lo.


5- SAPE-SAPE

As propriedades medicinais deste fruto são altamente aclamadas, nomeadamente no que se refere à ação anti-tumoral.

Este fruto verde, apresenta um sabor agradável e cresce em solo africano, numa árvore que chega a atingir os 15 metros de altura.

Chá da folha da graviola é util para baixar diabetes, triglicerides e pressão alta. As folhas desta planta são também aclamadas pelo seu uso medicinal.


6- PITANGA

A fruta da pitangueira é outra das frutas africanas ricas em nutrientes.Pode-se dizer, sem risco de exagerar, que essa é uma fruta rica em vitaminas. A cada 100gr de polpa são 635 mg de Vitamina A. Além disso, na sua composição estão presentes vitamina C, cálcio, fósforo e ferro.

Com um sabor adocicado e ácido e uma polpa suculenta, esta fruta é originária de Angola e destaca-se pela sua composição, rica em vitaminas e nutrientes essenciais.

7- Marula

Rica em vitamina C, em minerais como o ferro e em ácido ascórbico, esta fruta integra a lista das frutas africanas ricas em nutrientes. O seu consumo ajuda a impulsionar o metabolismo, ao mesmo tempo que tem uma ação preventiva da anemia gestacional e ajuda na fixação do cálcio no organismo humano.

8-  Baobáb

A riqueza desta fruta africana é tanta que existe quem a considere um verdadeiro superalimento.

Este fruto é um antioxidante natural que contém cerca de 6 vezes mais vitamina C do que uma laranja e tem efeitos visíveis na redução dos índices de colesterol.

Além da vitamina C, esta fruta tem na sua composição várias vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, potássio e cálcio.

A sua ação ajuda a melhorar o sistema gastrointestinal e retarda o envelhecimento cutâneo.


9-  FRUTO DO KARITÉ 

O karité será, provavelmente, um dos nomes que já ouviu. A manteiga de karité – que resulta de uma extração da noz do seu fruto, quando é seco – é aclamada, em países como Portugal ou o Brasil, pelos seus usos cosméticos.

O papel hidratante desta manteiga é conhecido por impulsionar a beleza da pele, das unhas e do cabelo.

Ainda assim, o fruto tem, em solo africano, usos culinários, sendo possível encontrar, neste continente, até óleo alimentar de karité. 

A polpa deste fruto é comestível quando está fresca e, entre as suas propriedades, encontra-se a ação preventiva das dores reumáticas.

10- O MABOQUE 

fruto do maboqueiro, é uma fruta proveniente das regiões tropicais africanas e que se destaca pela sua cor amarelada quando fica madura.

Este fruto contém vitaminas do complexo B e vitamina C, tendo um sabor levemente ácido e que remete para os citrinos.

Conhecia estas frutas africanas ricas em nutrientes? Costuma consumir alguma? Conte-nos a sua opinião sobre esta matéria.