Um dos ativos mais tradicionais e presentes na formulação de dermocosméticos, a manteiga de karité é famosa pelos seus benefícios para a pele e cabelo. Além de ser ultra-hidratante, a substância é um potente regenerador da barreira cutânea; previne e melhora doenças, como a dermatite atópica; e também recupera o brilho, a suavidade e o movimento dos fios secos. Quer saber outras vantagens dessa matéria-prima natural? O DermaClub listou para você. Confira!

Os benefícios da manteiga de karité para a pele
Extraída do fruto seco da árvore de karité, a manteiga de karité é famosa por sua consistência densa e supernutritiva. Na pele, esse ativo proporciona hidratação e elasticidade à região cutânea, reforçando a barreira cutânea, além de proteger o corpo de agressões externas, como o frio e vento.

A manteiga de karité é capaz de prevenir e melhorar problemas da pele, como a dermatite atópica, estrias e até o envelhecimento precoce, regenerando e fortalecendo sua hidratação e maciez. Esse composto também pode ser usado na área das unhas e dos lábios para tratar o ressecamento.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!
              
O ativo proporciona selagem e hidratação para os fios ressecados

A manteiga de karité fornece uma série de benefícios para todo o corpo, desde os pés até os fios de cabelo. Esse ingrediente, rico em ácidos graxos e vitaminas A e E, é famoso por devolver a quantidade de óleo ideal para dar maciez e hidratação às madeixas ressecadas. O ativo também é perfeito para uma selagem capilar natural, principalmente para os fios cacheados e crespos que mais sofrem com o ressecamento. A substância também recupera o brilho, suavidade e flexibilidade dos cabelos secos, tingidos ou que passaram por qualquer tipo de química.

Onde encontrar a manteiga de karité?

Embora muita gente goste de aplicar a manteiga de karité pura diretamente na pele ou no cabelo, a maneira mais segura de usá-la é através dos dermocosméticos. Existem vários produtos que possuem esse componente como principal ativo, entre eles destacam-se: todos os produtos da linha Lipikar, como o Lipikar Loção um hidratante corporal diário, que nutre a pele por 24 horas e não possui perfume ou parabenos; e Cicaplast Baume B5, um cuidado multirreparador para todos os tipos de pele, que além da manteiga de karité possui o pantenol. Por isso, converse com o seu dermatologista, a fim de encontrar os melhores produtos de acordo com as suas necessidades.

Quais são os benefícios? A manteiga de karité é extremamente conhecida por seu alto potencial hidratante, benefício ligado ao alto de teor de ácidos graxos contidos no ativo, como os ácidos oléicos (Omega-9), esteáricos e linoléicos (Omega-6). Esses óleos agem restaurando lipídios e devolvendo a umidade para a pele.

Pode passar manteiga de karité no rosto?
Flávia explica que a manteiga de karité pode ser aplicada no rosto na sua versão pura ou por meio de formulações, como batons e cremes, que a contenham. “Por sua ação hidratante e por proteger contra os raios UV, pode ser usada tanto de dia como à noite”, diz.

Esse ativo, rico em ácidos graxos e vitamina A e E, possui efeito revitalizante quando passado nos fios, proporcionando brilho, maciez e flexibilidade. Além disso, a manteiga de karité usada no cabelo ajuda na absorção e retenção da umidade, entregando uma nutrição intensa e profunda.

Aprenda como fazer o tratamento com Manteiga de Karité
  1. Passo: coloque a manteiga de karité em um recipiente e derreta-a em banho-maria.
  2. Passo: após derreter a manteiga, com o cabelo seco, aplique por todo os fios, enluvando mecha por mecha. ...
  3. Passo: coloque uma touca e deixe agir de 2 a 3 horas.

As características da Manteiga de Karité Pura são dadas principalmente por 4 ácidos graxos em sua composição: os ácidos esteárico e oleico (85–90% da sua composição), o ácido linoleico e o ácido araquidónico (Essa composição pode variar conforme a espécie e a zona geográfica de origem).