ISSN: 2021-12AAneP21

Importância dos pequenos empreendimentos

Num mundo cada vez mais globalizado, com blocos regionais onde a livre circulação de pessoas, capitais e mercadorias é uma realidade, os cidadãos é motivada a procurar empregos mais competitivos e rentáveis em qualquer parte deste. Vivemos tempos em que o emprego e cada vez mais escasso, acabando as PME por serem uma das soluções para a resolução deste problema, não somente pelo contributo para o crescimento do produto interno bruto (PIB) dos países, mas também pela capacidade demonstrada para a geração de emprego, pois o empreendedor, ao detectar, criar e explorar oportunidades cria negócios (CUERVO et al, 2007, p. 126).

Segundo Paula (2005, p. 11), as pequenas e médias empresas constituem, pois, o pilar fundamental para o fortalecimento e descentralização de uma economia, possibilitando “a pulverização do poder económico e a estabilidade do mercado interno”

Ainda Carvalho (2011, p. 29), não tendo apenas importância financeira, as PME apresentam uma dupla responsabilidade: a criação de benefícios económicos e a criação de benefícios sociais.

Actualmente, e que numerosas famílias vivem de pequenos negócios rentáveis detidos por PME, sendo a sua existência justificada pela criação de emprego, criação de riqueza e inovação.

Portanto as PME produzem grandes partes dos bens e serviços, contribuindo significativamente para o crescimento económico, fornecendo novos empregos, produzindo inovações, estimulando a competitividade, auxiliando as grandes empresas a produzir com eficiências e aumentando a oferta de emprego.

O que é um plano de negócio?

Segundo Walter (2011, p. 68), o plano de negócio e um documento que descreve na íntegra quais os objectivos de um negócio e quais os passos devem ser dados para que esses objectivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel ao invés de cometê-los no mercado ou na prática.

Ainda o CEIM (2008), (centro de empresa e inovação da madeira) diz que o plano de negócio é um documento onde se encontram descrito os objectivos e os passos a dar para que os objectivos sejam alcançados, com preocupação de minimizar os riscos e incertezas para o empreendedor, empresa ou investidores.

Portanto, a preparação de um plano de negócio não é uma tarefa fácil, exige persistência, comprometimento, pesquisa de mercado, identificação dos problemas, integração total no trabalho e muita criatividade.

Noção de mercado

Ao longo dos tempos, o conceito de mercado tem vindo a sofrer uma longa evolução, fruto, nomeadamente, do desenvolvimento das novas tecnologias.

Segundo Neves (2008, p. 151), o mercado é todo o arranjo pelo qual produtores e consumidores se encontram, e trocam um bem, fixando o preço e a quantidade a transaccionar.

Para Samuelsom, (2012, p. 171), mercado é toda a situação em que compradores (procura) e vendedores (oferta) de um determinado bem ou serviço aceitam o preço e a quantidade a transaccionar.

Portanto, mercado é o espaço onde desenvolve a relação de intercâmbio das empresas entre si e os demais intervenientes na actividade económica (Trabalhadores e consumidores).

Tipos de mercados

Como sabemos para além da tecnologia que possui, o que um produtor produz depende crucialmente do tipo de mercado que ele se situa.

Segundo Neves (2008, p. 151), existem 3ª tipa de mercados:

1)    Concorrência perfeita - quando existem muitos produtos e consumidores todos pequenos e ninguém pode influenciar o preço;

2)    Monopólio - é o mercado que se caracteriza pela existência de apenas um produtor que controla todos aspectos relativos a produção;

3)    Oligopólio - é a existência de algumas empresas ou poucas, que concorrem no mercado de produto o facto de serem poucas da a cada uma o poder de influenciar no mercado.

Para Samuelson realça 4 tipos de mercados:

1)    Concorrência perfeita - é o mundo dos aceitantes de preço, uma empresa perfeitamente concorrencial vende produtos homogéneo a empresa sendo pequena que não pode influenciar o preço;

2)    Monopólio - consiste num único vendedor com o controlo total sobre um ramo de actividade (as palavras gregas mono para um polista pra vendedor);

3)    Oligopólio - é um mercado onde cada empresa individualmente pode influenciar o preço de mercado;

4)    Concorrência monopolista - é um número de elevado de vendedores que produz produto diferenciado. Ou tenham característica importante diferente.

Portanto existem diferentes mercados a que o empreendedor deve adaptar-se consoante o seu perfil e negócio a empreender.

 Mercado consumidor cliente

Segundo Malheiros (2006, p. 259), sabemos que nem tudo que reluz é ouro. E que nem todos que estão no mercado compram. Portanto, existem diferentes tipos de mercados: clientes (consumidores, indivíduos e famílias); industrial, revendedor, governamental

Para Teixeira, (2011, p. 144), de acordo com esta análise, as empresas, basicamente, crescem com base no produto, com base no mercado ou em ambos; e em qualquer dos casos, com novos produtos ou novos mercados ou mantendo os actuais produtos e mercados:

ü  Penetração de mercado;

ü  Desenvolvimento do mercado;

ü  Desenvolvimento do produto;

ü  Diversificação e integração vertical.

a)     Penetração de mercado - traduz-se no crescimento com os produtos actuais no mercado actual;

a)Desenvolvimento do mercado - estratégias do desenvolvimento do mercado, referem-se á venda dos produtos ou serviço da empresa em novos mercados, ou seja, a conquistar novos grupos de clientes. Estes grupos podem ser caracterizados em termos demográficos, geográficos e entendendo a novos utilizadores do produto ou serviço;

b)    Desenvolvimento de novos produtos - estas são estratégias de crescimento que se baseiam no desenvolvimento e venda de novos produtos a clientes que já adquiriram os produtos existentes no mercado dessa empresa. A experiência da empresa com um grupo de clientes pode gerar ideias e oportunidades para a oferta de novos produtos a esse grupo;

c)Diversificação e integração vertical - esta consideram a venda de novos produtos em novos mercados. Ou associação com empresas similares.

Neste contestar o mercado do consumo isto e cliente não devem ser pesquisados somente quando temos interesse em abrir um negócio, porque atendendo o tempo o mercado vai assumindo outros desejos. 

SOLICITE A BIBLIOGRAFIA COMPLETA VIA WHATSAPP, CLIQUE: AQUI

 

OU BAIXE O ARQUIVO NO FORMATO WORD, Aqui  DEPOIS SOLICITE A PALAVRA PASSE VIA WHATSAPP.